Abaixo da pele, a gordura é dividida em compartimentos de tecido conjuntivo. Esses compartimentos são formados por septos. Muitos septos veritcais se inserem na pele e têm muito pouca elasticidade. A celulite é causada pela herniação do tecido celular subcutâneo (gordura) por entre os septos verticais de tecido conjuntivo, dando à pele um aspecto de casca de laranja ou de colchão. Ou seja, as partes abauladas da celulite são formadas pela gordura herniada e as partes deprimidas da celulite são causadas pelos septos de tecido conjuntivo que tracionam a pele para baixo. Assim, fica fácil pensar nos tratamentos possíveis da celulite: diminuir a gordura, ou relaxar os septos. Um outro detalhe importante é que quanto mais fina a camada de derme da pele (colágeno), mais facilmente a gordura se hernia, formando a celulite.
As causas da celulite envolvem alterações na fisiologia do metabolismo e na alimentação com quantidade em excesso ou qualidade deficiente, alterações na estrutura do tecido conjuntivo, fatores hormonais, fatores genéticos, sistema microcirculatório, matriz extracelular e alterações inflamatórias.
Os hormônios têmum papel importante na formação da celulite. Dentre eles, o estrogênio parece ser o hormônio responsável pelo início ou agravamento de celulite, em muitos casos. Outros hormônios que podem estar relacionados com o aparecimento da celulite, incluem: insulina, adrenalina, noradrenalina, hormônios tireoidianos e prolactina.
Há evidências de influência genética no aparecimento de celulite nos casos de polimorfismos dos genes da enzima conversora de angiotensina e HIF1a.
Vários fatores contribuem para a formação da celulite, entre eles: gênero, raça, biotipo, distribuição da gordura no organismo e predisposição para insuficiência linfática ou vascular. Mulheres da raça branca têm menos colágeno, o que facilita a herniação da gordura e aparecimento de celulite, enquanto que as orientais e negras têm mais colágeno (por isso formam queloide mais facilmente), e têm menos celulite.
Ao se melhorar a qualidade da alimentação, pode-se diminuir a gordura corporal total, melhorando o aspecto da celulite. Alimentos ricos em carboidratos (açúcares, massas), refrigerantes e alimentos contendo cafeína podem aumentar a celulite.
O estresse decorrente de um estilo de vida muito ocupado, atarefado, pode aumentar o nível de catecolaminas no sangue (adrenalina e noradrenalina), e estão relacionadas a um aumento da celulite.
por